quarta-feira, 30 de junho de 2010

É o bode expiatório, estupido!



Para começar, Portugal fez o Mundial que se exigia. Atingir os oitavos é um bom Mundial para uma selecção como a nossa: sem soluções no ataque, sem Bosingwa (lesionado), sem Deco em forma, sem Nani (neste momento num torneio de futsal com os amigos), com Ricardo Costa a lateral direito adaptado com dois laterais de raíz no banco (esta é genial), com Pepe ainda a medo e acima de tudo com o maior barrete do futebol português: Carlos Queiroz.

Sabíamos de antemão que Queiroz não era Scolari e esta selecção não é a de 2004 ou a de 2006. Esta é uma selecção em rotação e em renovação (nem que seja de passaportes) e como tal, previa-se uma ida até aos oitavos, passando em segundo do grupo apanhando a Espanha já com bilhete reservado para casa. Não se pode exigir mais. Não se pode mesmo. Não temos selecção, ponto final.

No entanto poderíamos ter saído com uma imagem diferente. Podíamos ter atacado mais, jogar sem medo e de igual para igual. Concordo. Mas temos outras ilações a tirar: finalmente o Bruno Alves e o Carvalho jogaram juntos sem qualquer ameaça do Pepe; sofremos apenas 1 golo e fomos para casa; marcámos num só jogo e foram 7, só para dar alguns exemplos.Temos ainda dos melhores ataques e das melhores defesas. É com exemplos como este que temos sempre de questionar as estatísticas. É preciso averiguar mais.

Este povo bipolar tem sempre que se virar para algum bode expiatório. E quem melhor do que o mais prejudicado na nossa selecção, a jogar na frente sozinho, a correr mais que todos? Pegamos no que ele disse por estar chateado por perder, pegamos nas exibições fracas (?!) dele e nos anúncios da Nike, no ordenado e nas namoradas e temos um bode expiatório! Ronaldo já não faz falta, não jogas nada, não marcas golos e és mau capitão.Depois disto chegamos à conclusão que a culpa é dele e que não temos líderes de jeito em Portugal e por isso é que o País não anda para a frente.

Enfim...é o bode expiatório estúpido!

Nenhum comentário: