quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pessoas inteligentes pensam da mesma forma


 
Sobre Ronaldo e toda esta polémica Mourinho disse: «Agora tem de aproveitar as férias. Tem que ficar tranquilo. Na próxima temporada não deixarei que ninguém coloque sobre ele toda a responsabilidade de uma equipa»

Pessoas inteligentes pensam da mesma forma.

É o bode expiatório, estupido!



Para começar, Portugal fez o Mundial que se exigia. Atingir os oitavos é um bom Mundial para uma selecção como a nossa: sem soluções no ataque, sem Bosingwa (lesionado), sem Deco em forma, sem Nani (neste momento num torneio de futsal com os amigos), com Ricardo Costa a lateral direito adaptado com dois laterais de raíz no banco (esta é genial), com Pepe ainda a medo e acima de tudo com o maior barrete do futebol português: Carlos Queiroz.

Sabíamos de antemão que Queiroz não era Scolari e esta selecção não é a de 2004 ou a de 2006. Esta é uma selecção em rotação e em renovação (nem que seja de passaportes) e como tal, previa-se uma ida até aos oitavos, passando em segundo do grupo apanhando a Espanha já com bilhete reservado para casa. Não se pode exigir mais. Não se pode mesmo. Não temos selecção, ponto final.

No entanto poderíamos ter saído com uma imagem diferente. Podíamos ter atacado mais, jogar sem medo e de igual para igual. Concordo. Mas temos outras ilações a tirar: finalmente o Bruno Alves e o Carvalho jogaram juntos sem qualquer ameaça do Pepe; sofremos apenas 1 golo e fomos para casa; marcámos num só jogo e foram 7, só para dar alguns exemplos.Temos ainda dos melhores ataques e das melhores defesas. É com exemplos como este que temos sempre de questionar as estatísticas. É preciso averiguar mais.

Este povo bipolar tem sempre que se virar para algum bode expiatório. E quem melhor do que o mais prejudicado na nossa selecção, a jogar na frente sozinho, a correr mais que todos? Pegamos no que ele disse por estar chateado por perder, pegamos nas exibições fracas (?!) dele e nos anúncios da Nike, no ordenado e nas namoradas e temos um bode expiatório! Ronaldo já não faz falta, não jogas nada, não marcas golos e és mau capitão.Depois disto chegamos à conclusão que a culpa é dele e que não temos líderes de jeito em Portugal e por isso é que o País não anda para a frente.

Enfim...é o bode expiatório estúpido!

terça-feira, 22 de junho de 2010

O meu Mundial está feito...


A pedido do meu amigo Capitão Santos, transcrevo a seguinte frase (originalmente um sms):

"Vive la France. O Mundial está feito. Allez Platini...A culpa foi, com certeza, de um roupeiro que é neto de Portugueses."

Garota de programa... de rádio.


Chegado do trabalho sintonizei a rádio do meu automóvel numa qualquer estação FM que me acompanhasse no caminho para casa. Eis que os meus ouvidos se entretêm com mais um programa desportivo cujo tema, para não variar, é o Campeonato do Mundo de Futebol 2010 na Africa do Sul.
António Pedro Vasconçelos, realizador de cinema e... enfim... pouco mais. Realizador de filmes como CowGirl, essa magnifica criação cinematográfica Portuguesa cuja única razão de existir se prende essencialmente com as megalómanas curvas do corpo da actriz principal e com um rebarbado personagem interpretado pelo grande Nicolau.
Contextualizados que estão, resta-me em jeito de conclusão elucidar-vos de que um dos iluminados com direito de antena no tal programa de rádio que "corria", era este nosso representante da Sétima Arte.
O problema foi esse...
Fui obrigado a ouvir as seguintes frases:

"Carlos Alberto Parreira é o pior treinador do Mundo, repito, DO MUNDO... e foi o principal responsável pela descaracterização da selecção brasileira nos últimos anos, juntamente com Luiz Felipe Scolari..." - Em relação ao Carlos Alberto Parreira eu não me pronuncio, o nome que ele disse a seguir... enfim... deixo ao vosso critério.

"Depois desta vitória por sete a zero à Coreia do Norte o Miguel (que não jogou nada segundo o autor da frase) deveria sair do onze e dar lugar ao Paulo Ferreira, que é muito melhor..." - Mas que jogo vi eu? Se calhar vi um jogo de andebol contra a Eritreia e o Miguel que vi em campo afinal era o Solha.

" O  Ruben Amorim tem de ser titular contra o Brasil, por ser CLARAMENTE o médio mais completo da Selecção Nacional... será a melhor opção para, juntamente com o Paulo Ferreira, completar a ala direita da Equipa Portuguesa." - Até parece que já estou a ver as combinações entre estes dois "craques". (Vcs sabem que eu adoro o Ruben Amorim mas esta frase é demais...)

Depois para finalizar, e quando nada o fazia prever...

"Não sou apoiante do futebol de Mourinho, antes pelo contrário... Se contra o Barcelona, no Nou Camp e com menos um jogador, é normal a diferença em termos de posse de bola, na final da Liga dos Campeões a diferença na posse de bola (70 e tal para o Bayern pelas palavras do mesmo...) é ridicula. Aquilo não é futebol, é Anti-futebol..." - Mas quem é que ganhou a Liga dos Campeões, Teça de Itália e Campeonato Nacional?

É para chorar ou para rir?
Fiquei pasmo...
Desliguei o rádio, entrei em casa e embebedei-me com shots de Gold Strike (Esta parte se calhar não aconteceu...) Apenas e só para me esquecer que nasci no mesmo País que este senhor!

Palavras para quê? É um artista português...




segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Lição de CR7


A minha admiração por este míudo é inadjectivável. Mas hoje estou aqui apenas para dizer que, ganhando o prémio de melhor em campo, deu ao Tiago.

Agora venham cá com o arrogante, vedeta e falta de humildade.

A esses todos: vão encher-se de moscas!

domingo, 20 de junho de 2010

Maicon - O Animal ( ou a razão pela qual o Daniel Alves não "calça")



O Maicon é um animal. Defende como ninguém, ataca como poucos e neste momento é, sem dúvida, o melhor lateral direito do Mundo.

É um Animal.

Vive le France!



Anelka foi expulso da selecção francesa. Sempre foi um palhaço do futebol mas bom jogador. Tem cérebro de galinha e faro de golo. Um animal raro, portanto.

Anelka insultou o treinador. "Filho da puta", parece-me. Óbvio que foi para casa. Sem pedir desculpa.

Anelka foi para casa. A equipa, com Evra como bandeira, fez greve, fazendo com que o treinador lesse um comunicado humilhando-se perante os jornalistas.

Sendo ponto assente que o Domenech não cumpre os mínimos olímpicos da simpatia ou da inteligência, o que é facto é que se fosse com um treinador como Mourinho, Capello ou Lippi estávamos todos a crucificar o Anelka. E isto põe-me a pensar se realmente é justo ter dois pesos e duas medidas.

Penso que Domenech está a deitar-se na cama que ele próprio fez. Mas tudo isto não invalida o facto de Anelka ser um palhaço que sempre foi e de Domenech ter tomado a decisão correcta. O Deco há 3 ou 4 dias disse coisas mais leves e já o queriam fora da equipa. Não faltaram os típicos comentadores e analistas (?) do futebol para dizer que o que Deco fez era inaceitável. E foi.

No fundo esta greve da selecção francesa lembra Saltilho 86. Por razões diferentes, mas com a ausência de algo idêntico: uma referência.  O seleccionador francês é realmente o típico francês snob e maniento que persegue Portugal, mas neste caso, parece-me a mim, que não devia ter feito outra coisa.

Já agora, para o bem e o mal, a França não devia estar neste Mundial. Nunca acreditei em coincidências. 

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Amigo Platini

Va te faire foutre!